terça-feira, 26 de agosto de 2014

HVAR | Verão na Croácia (parte 2)

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/HVAR (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<


Comecei no último domingo a série de posts sobre a Croácia. Uma viagem de carro incrííível que teve início em Dubrovnik (pontinha sul do país) e foi até a capital da Eslovênia (Ljubljana), passando pelas cidades croatas Hvar, Split, Plitvice e Zagreb!

A empolgação com a Croácia é tanta (sério, eu amei esse país!!) que não faz nem uma semana que voltei de lá e já to escrevendo tudo aqui!!

Se você perdeu a 1ª parte, na qual conto todo o roteiro, todas as informações úteis que você precisa saber antes de viajar, minhas impressões sobre o país e TUDO sobre Dubrovnik, a cidade que é cenário de Game of Thrones e que já foi bombardeada e quase inteiramente destruída há pouco tempo, clique aqui para ler :)

Hoje o post é sobre outro lugar fantástico: Hvar, a ilha badalada que junta história, praia e diversão em um lugar só (sem falar nas vinícolas e nas plantações de lavanda). Lugar mais completo, impossível! 




HVAR


Hvar é uma das 1.185 ilhas do litoral da Croácia e, provavelmente, a mais conhecida. Badalada e "na moda" já há algum tempo (tem fama de "nova Ibiza"), a ilha tem aproximadamente 70km de comprimento (mas é bem estreitinha) e possui diversos municípios/povoados. O maior e mais conhecido deles é a cidade de mesmo nome, HVAR

Mas para os que pensam que Hvar é um destino para galera, gente jovem e solteira (também é, claro!!) vou tentar mudar sua opinião! :D Achei a ilha completíssima. Fizemos turismo (muralhas, forte, igrejas...), descansamos, conhecemos praias de água azul turquesa e curtimos restaurantes e bares bem animados


Cidade de HVAR (rua Riva)

Como chegar em Hvar

Para chegar em Hvar, saindo de Dubrovnik, você precisa dirigir até uma cidadezinha chamada Drvenik, que é onde você vai pegar a balsa/ferry para a ilha. É só ir dirigindo pela costa sentido norteinicialmente seguindo placas para Split (GPS e Waze funcionam muito bem na Croácia! Se não tiver internet na estrada, baixe a rota no Waze antes de sair do hotel, que ele funcionará normalmente no caminho, mesmo desconectado). 

De Dubrovnik até Drvenik são 124km, então prepare-se para sair BEM cedo. Demoramos cerca de 2h nesse trajeto sem parar. No caminho, você vai passar por uma parte do território da Bósnia e Herzegovina (o país tem uma saída para o mar, "cortando" o litoral croata. A cidade se chama Neum.). Apesar de serem apenas 9km de Bósnia, há fronteira e controle de passaportes (não esqueça o seu guardado no porta-malas!! rs).

A estrada até Drvenik é L-I-N-D-A, bordeando o mar o tempo todo. Pra mim, o próprio caminho já era o "turismo". 


Fronteira na estrada entre Croácia e Bósnia
Entrando na Bósnia e Herzegovina, cidade de NEUM
Paisagem na estrada de Dubrovnik a Drvenik

Em Drvenik existem diversas placas apontando onde é a fila da balsa para
Hvar (Sucuraj). Essa balsa é MINI, cabem apenas 30 carros. Sai a cada 1h30 e quando lota muito, às vezes, colocam mais balsas saindo a cada 45 minutos. Não dá pra comprar a passagem antes e nem reservar. Só na hora mesmo. Ou seja, é melhor se programar para chegar bem antes da hora que deseja embarcar, porque vai ter fila. São apenas 35 minutos de balsa. 

O nome da empresa de ferries que faz o trajeto é JADROLINIJA. Cheque no site deles os horários, preços e endereços. 


Em Drvenik, na fila da balsa
Balsa Drvenik - Sucuraj (Hvar)

Ao desembarcar na cidade de Sucuraj, já na ilha de Hvar, dirija cerca de 70km até a cidade de Hvar, que está na outra ponta da ilha. Pode ser também que seu hotel seja em outros municípios da ilha, pois nem todos estão no "centro" :) Essa estrada (Sucuraj-Hvar) também é LINDA! Mas bem emocionante! rsrs!! 

De Dubrovnik a Hvar traçado no Google Maps
Paisagem na estrada Sucuraj-Hvar

Onde ficar
Ahh, aqui COM CERTEZA tem que ficar dentro da cidade de Hvar (centro) ou bem bem pertinho dela :) 

Mas antes de passar as indicações dos hotéis, vou contar uma experiência ruim que tivemos. 
Reservamos nosso hotel em Hvar pelo Hotels.com (ou hoteis.com no Brasil). Pra NUNCA MAIS!! hehe! Ao chegar no Hotel Fortuna, a surpresa: um problema no "sistema" e não tinha quarto pra gente para a 1ª noite. A dona, sem nos contatar, "resolveu" o problema e nos arranjou um quartinho no sótão da casa de uma senhorinha X, querendo cobrar da gente as mesmas 3 diárias no hotel dela (what??). E ainda disse que não tinha nosso e-mail ou telefone para nos avisar previamente do "probleminha" (detalhe que mandamos uns 3 e-mails para o hotel para confirmar e ninguém nos respondeu e fizemos a reserva pelo hotels.com que tem todos os nossos dados). 
Ainda bem que existe o santo Booking.com!!! Fiz uma busca rápida de hotéis disponíveis naquela data e apareceu uma promoção de 1 quarto restante de um hotel MARAVILHOOOOOOOSO com a melhor localização possível no centro da cidade, por quase o mesmo preço de 1 noite no sótão + 2 no Hotel Fortuna (que ficava a 10km do centro de Hvar, na praia de Milna). Trocamos na hora, né?!
Bom, agora vamos às boas experiências! :)
Há males que vem para o bem, e que bem!

Adriana Hvar Spa Hotel
Só tenho coisas boas pra falar deste hotel. A localização é simplesmente DEMAIS, no meio de tudo, a estrutura do hotel é ótima, o café da manhã é uma delícia e foram super atenciosos e simpáticos com a gente. Como o hotel fica em uma área peatonal, pare o carro no estacionamento da estação de ônibus e ligue para que o Adriana mande alguém até lá para ajudar com as malas (eles vão de carrinho de golf). No último andar tem uma piscina coberta com um terraço bem gostoso e um bar com uma vista incrível do mar e da cidade (Top Bar). O hotel faz parte de uma rede local de hotéis chamada Suncani


Nosso quarto no Hotel Adriana
Vista da cidade a partir do Top Bar no Hotel Adriana 
Piscina do Hotel Adriana (só tem piscina coberta)
Fachada do hotel Adriana

Amfora Hvar Grand Beach Resort
Assim como o Adriana, o Amfora também faz parte da rede de hotéis Suncani. Não fica no centro, mas bem bem pertinho (pra ir caminhando / fica ao lado do bar Hula Hula, vou falar dele aqui!). O hotel tem uma super estrutura, com diversas piscinas e acesso ao mar (Bonj Les Bains Beach Club). Tenho uma amiga que ficou lá (Fabi ;***) e adorou. 


Hotel Amfora - foto do site do hotel
*** Hvar é outro lugar que o importante meeeesmo é ficar bem localizado e isso significa ficar pertinho do centro, na própria cidade de Hvar mesmo. Hotéis com uma baita estrutura nesta localização acabam mesmo sendo mais caros. Mas ainda bem que tem um MONTÃO de oferta de quartos e pequenos hotéis super bem localizados e econômicos no booking.com.

Bares e restaurantes 
Hvar, assim como Dubrovnik, é uma cidade cheia de restaurantinhos e pra mim, pareceu que não tem muito erro. Onde você decidir parar, vai comer bem. 

Na praça principal, olhando para a igreja (Catedral de Santo Estêvão), entre à sua esquerda. Você vai encontrar dezenas e dezenas de restaurantes simpáticos, alguns tem dentro jardins a céu aberto, outros colocam mesinhas na rua... Adorei o clima da cidade!

Comemos em um que se chamava:
- Paladini  | Petra Hektorovica 4, Hvar
Ótimo atendimento e comida bonita e gostosa :) 
Peça uma mesa no jardim que é bem lindo. 


Jardim do restaurante Paladini (foto do tripadvisor) e nossos pratos
Outro restaurantinho pelas ruas de Hvar
Mais um... Pelas ruelas de Hvar!

Outras dicas:
- BB Club | Riva 27, Hvar
Um barzinho/lounge próximo ao mar, em um dos principais promenades (calçadão!! rs) da cidade, com música gostosa e ótimos drinks. Além de bebidas, servem alguns pratos também. Comemos uma pizza bem boa por lá!! Depois das 23h vai ficando mais animado, e vira tipo uma baladinha.


Nós no BB Club

- Hula Hula Beach Bar | Splitsko Dalmantina, Hvar
O lugar perfeito para ver o por do sol. Mas vá só se você estiver bem animado :) Chegamos lá às 18h e ainda estava tranquilinho. Por volta das 19h30 (o por do sol no verão é às 20h mais ou menos) o lugar vai enchendo, enchendo... Fica lotado!! DJ tocando... Uma baladinha pós-praia legal! Nós curtimos!!


Hula Hula Beach Bar
Por do sol no Hula Hula Beach Bar

Assista abaixo ao vídeo gravado no Hula Hula, começando a encher:






- The Top Bar | Obala Fabrica 28, Hvar
Fica no roof top do Hotel Adriana. Vale a ida para ter uma vista linda da cidade

Vista da cidade a partir do The Top bar, no Hotel Adriana
(detalhe para o forte à esquerda)
Vista noturna da cidade (que lua!!!) a partir do The Top Bar (Hotel Adriana)

Passeios \o/ 

1º dia: o dia da chegada em Hvar foi mais relax, já que acordamos muito cedo pra ir embora de Dubrovnik!! Aproveitamos para descansar e conhecer a cidade (é pequena. Em uma voltinha você já consegue ver tudo). 

- Praça principal (trg Svetog Stjepana): é nesta praça que ficam os edifícios mais importantes da cidade, formando um "U". O quarto "lado" é aberto para o mar. Os edifícios são: Catedral de Santo Estêvão (Katedrala Sv. Stjepana), Torre do Relógio, Galeria Cívica, Palácio Hektorovic e o arsenal (que tem um teatro público). O único que entramos para conhecer foi a Catedral. 


Praça principal de Hvar (catedral ao fundo)

Praça principal de Hvar, a noite (olha essa lua!!!)
Vista da praça de Hvar a partir do Teatro Público (no edifício do Arsenal)

- Mosteiro Franciscano: vá caminhando pela Riva (o calçadão onde fica o BB Club e todos os iates ancorados) e você chegará no Mosteiro, datado de 1461. Nós só fomos ver de fora (não estávamos tanto no mood turismo em Hvar. rs) mas é aberto para visitação.


Mosteiro Franciscano ao fundo

- Fortaleza Espanhola: tá aí um passeio que queria ter feito e acabamos não fazendo :( Fomos deixando pra depois e esquecemos rsrs (fato que estávamos MUITO preguiçosos em Hvar). Mas a visita ao forte (Tvrdava Spanjola) vale pela vista incrível! De lá de cima você consegue ver toda a cidade e também as Ilhas Pakleni, que ficam em frente. É possível chegar a pé (dizem que é bem cansativo mas que o visual vale a pena) ou de carro mesmo. 


Vista da cidade de Hvar e das Ilhas Pakleni em frente
(emprestada do site discover-island-hvar.com já que eu não fui! rs)
Vista do Forte iluminado a partir da Praça Principal de Hvar

- Ruelas de Hvar: entre à esquerda ou à direita da Praça Principal e se perca pelas ruelas e becos :) Uma coisa pra você comprar em Hvar: LAVANDA. A ilha cheira a lavanda!!! Vendem por todos os lados. Sachês, essências, sabonetes... Tudo cheirosíssimo!





2º dia: pegue o carro e vá conhecer as praias ao redor da ilha. Algumas opções: 
- Milna (a mais próxima da cidade, 10km)
- Zavala (cerca de 1h de carro da cidade)
- Ivan Dolac / Sveta Nedjelja (vizinhas de Zavala, +ou- 1h dirigindo)

Decidimos ir primeiro para Zavala e depois para Ivan Dolac. No caminho para Zavala tem um túnel bizaaarro (Túnel Pitve-Zavala). São 2,3m de largura e 2,7m de altura, 1,4km de extensão, no escuro, passando um carro por vez. 


Túnel Pitve-Zavala, na ilha de Hvar

Não achei as praias maravilhosas, mas vale o passeio (pelo visual azul turquesa, óbvio que vale!). Na Croácia, não espere aquela praia com areia branca que se vê no Brasil e no Caribe. As praias são pequenininhas, de pedras, cercadas de rochas. Também são lindas (água muuuito transparente, e gelaaada!!), mas simplesmente diferentes. É uma outra experiência. Por isso tem que ir com a cabeça aberta. 

Como é tudo de pedrinha, é legal comprar um colchãozinho de E.V.A. pra conseguir deitar e tomar sol. Vendem isso por toda a ilha. 


Zavala
Ivan Dolac (pedrinhas...)

Em Sveta Nedjelja (pertinho de Ivan Dolac) achamos um restaurante bem legal pra almoçar. Chama-se Bilo Idro e a comida e o ambiente eram ótimos! Um achado!! O restaurante possui uma adega de vinhos subaquática, onde você pode fazer degustação de vinhos (agendar). O restaurante faz parte do grupo Zlatan Otok, que possui vinícolas em diversos endereços da ilha. Se não estiver de carro, você também pode chegar a Sveta Nedjelja de taxi-boat (o restaurante tem uma marina). 

Restaurante Bilo Idro, do grupo Zlatan Otok, em Sveta Nedjelja, Hvar
Rota Hvar - Zavala - Ivan Dolac - Sveta Nedjelja traçada no Google Maps

Voltando de Sveta Nedjelja, na altura de Ivan Dolac, outro achado. Vimos uma casinha fofa com uma placa na entrada anunciando vinho e lavanda. Paramos! Era a casa de uma velhinha linda e simpática. Morava sozinha e ela mesma fabricava os vinhos artesanalmente, plantava frutas, verduras, lavanda... Compramos o tal do Prosek (vinho) e um potinho de orégano. Animou ainda mais nosso dia :)


A casinha no meio da estrada que nos chamou a atenção para parar
A casa de senhorinha e seu armário de produtos produzidos por ela
Provando seus vinhos artesanais pra decidir qual comprar
Eu, Ricardo e a vovó croata :)

3º dia:
 na Praça Principal, você vai ver milhares de vendedores oferecendo passeios ou aluguel de barco. Alugamos um barquinho beeem pequenininho (motor 5hp), que não precisava de licença para usar (eles dão uma breve explicada), com a empresa Primi Boats. Pagamos 90 dólares para usar o dia todo. Era um teco-teco rsrs. Mas o passeio é incrível!!! Vale muito a pena. Uma das coisas mais legais que fizemos em Hvar. 


Vá para as Ilhas Pakleni (as que estão logo em frente). Navegue bordeando as ilhas e ancore seu barco onde achar mais bonito. É cada lugar azul turquesa que chega até a arder os olhos!!!

Pakleni Islands
Nós e o nosso barquinho (Brasília Amarela aquática :D)



Tão transparente...

Nas Pakleni Islands existe uma praia (uma das mais famosinhas) chamada Palmizana. Fomos até lá para almoçar, pois é cheia de restaurantes legais! A praia fica do oooutro lado das ilhas, na parte de "trás", mas você pode chegar pela "frente", parar seu barco e ir a pé até o outro lado (muito mais rápido do que de "teco-teco" rs). Se não tiver alugado o barquinho, você também pode chegar a Palmizana de taxi-boat


Por onde você vai chegar para ir até a Palmizana Beach
Lotaaado de barcos... Estacionamos em um barzinho à esquerda
(ficamos um pouco lá antes de ir pra praia para disfarçar rsrs)

Almoçamos em um restaurante que recomendo muito, chamado TOTO's. Para conhecer mais de Palmizana, clique aqui


No caminho entre onde você parou o barco até a praia, escolha o da direita,
que vai diretamente ao Toto's/praia.
Restaurante TOTO's em Palmizana
Palmizana Beach

No mapa das Ilhas Pakleni abaixo (Google Maps / Satélite) marquei exatamente os pontos de interesse. A ilha mais próxima é de nudismo, se não quiser ver peladões (hehe) passe mais longe da costa. Os outros dois destaques são as zonas mais lindas (e mais turquesas) que encontramos para ancorar o barco e ficar nadando/tomando sol (são os locais da maioria das fotos acima). Marquei também onde você deve deixar o barco pra ir a pé para a Palmizana Beach que fica do outro lado ;) 




Se estiver difícil de enxergar e quiser essa imagem com minhas marcações em alta resolução, só me pedir pelo e-mail do blog!

Como já disse no post anterior, ficamos 3 dias em Hvar porque era o lugar que queríamos mesmo ficar mais instalados, para descansar de verdade... Mas se seu tempo é um pouco mais curto, dá bem pra conhecer a ilha, a cidade e curtir algumas praias em apenas 2 dias

Ahh que vontade de voltar pra Hvar! Que lugar fantástico! Espero que tenha gostado do post!

O próximo é sobre SPLIT, a cidade que abriga o Palácio do Diocleciano, imperador romano "croata" que se mudou para a Dalmácia após se aposentar. Clique aqui para ler. 

Obrigada pela visita. 
Beijos, @lalarebelo_travelblog

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/HVAR (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

2 comentários:

  1. Em qual mês você foi? Pretendo ir em setembro mas estou com medo do clima! Um lugar tão lindo desse merece ser aproveitado com a ilustre presença do sol.

    ResponderExcluir
  2. Lala, adorei o seu blog. Gostaria de saber se é possível sair de Dubrovnik, sem carro e ir subindo pelas ilhas, até Split.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões! :)