domingo, 14 de dezembro de 2014

24 horas no EGITO

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/EGITO (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

Pirâmides, esfinge, múmias, sarcófagos, faraós, desertos, rio Nilo... A experiência de estar em contato com tudo isso me deixou completamente em ÊXTASE. Conhecer este país é viajar na história da humanidade



A República Árabe do Egito (nome oficial) fica no nordeste do continente africano e faz fronteira com Líbia, Sudão, Israel e Faixa de Gaza. Seus litorais são banhados pelo Mar Mediterrâneo e pelo Mar Vermelho. Tem mais de 80 milhões de habitantes e sua capital, Cairo, é a maior e mais populosa cidade do país, do mundo árabe e da África, com aproximadamente 22 milhões de habitantes (região metropolitana). O idioma falado é o árabe e as únicas palavras que consigo me lembrar são "Shukran" (obrigado) e "Mar-haba" (olá!). A moeda é a Libra Egípcia (EGP), mas como só fiquei um dia, acabei usando apenas dólar e euro. 


Cidade do Cairo/Egito e países vizinhos | Google Maps

Minha ida ao Egito foi super express (infelizmente). Costumo dizer que foi um "test drive": dei uma olhadinha para ter a certeza de que queria voltar um dia e ficar mais tempo. 

Estava em um cruzeiro com a Contiki (empresa americana que faz viagens em grupo de pessoas de 18 a 35 anos. Só novinho!! hehehe. Acho super legal o conceito, principalmente pra quem tá doido pra viajar, não arrumou companhia e não quer viajar sozinho. Mas pelo que pesquisei, a Contiki não faz mais esse cruzeiro. Mas oferecem outra opção de Egito que achei bem legal. Clique aqui para ver.). 

Minha viagem começou e terminou em Atenas, capital da Grécia, passando pela ilhas gregas Mykonos e Creta, pela Turquia, Israel e Egito. Foi demaaaaaais!!! Só que como em qualquer outro cruzeiro, você acaba conhecendo muito pouco de cada lugar em que para, ficando sempre com um gostinho de quero mais. Chegamos no Egito pelo Port Said e saímos por Alexandria. 


A rota do cruzeiro que fiz em 2010 | Contiki.com

Minha ideia neste post não é te incentivar a ir tão rapidinho para o Egito. Mas sim, te mostrar que se, em apenas 24h neste lugar, foi possível conhecer tanta coisa impressionante e histórica e aprender muito, imagina com mais tempo??? O objetivo é também animar aqueles que estão na região (em algum país nas proximidades) e têm vontade de conhecer a Cidade do Cairo mas acham que não dará tempo. Dá sim! Em 1 dia também é possível! :)


Como chegar
Não existem vôos diretos do Brasil para o Egito. O jeito mais fácil é ir via Europa (Air FranceAlitaliaBritish Airways, KLMLufthansaTurkish Airlines) ou via Emirados Árabes (Emirates, Etihad, Qatar).  

Para entrar no país é preciso de VISTO. Leia todas as informações sobre como tirá-lo no site da Embaixada do Egito no Brasil. Tirei o meu com a ajuda de um despachante para ser mais rápido e fácil (Ana Galdino Assessoria em Documentação, em São Paulo). Na época que fui (2010) o visto era super rústico. Uma carimbada no passaporte preenchida à mão. Não sei se ainda é assim. 



Ao chegar no Cairo, esteja preparado para o CAOS. Fiquei assustada com o trânsito infernal (isso porque morei em São Paulo por 7 anos! hehehe) e com a bagunça generalizada. Na época, ainda não conhecia a Índia, mas hoje digo com certeza, Delhi é 1000X mais caótica. Respira, respira... Esse choque logo passará (ou aumentará) quando você der de cara com as múmias dos faraós!!! rs.

Outra coisa que você vai reparar assim que chegar é que a grande maioria dos imóveis (casas e prédios) estão inacabados, no tijolo (muuuito marrom na paisagem). Nosso guia nos contou que é porque lá você só começa a pagar imposto (tipo um IPTU) depois que o imóvel está pronto. Então a grande ideia é nunca finalizá-los. Não fica nada bonito, galera! :(




Roteiro de 1 dia no Egito

- Museu do Cairo
O Museu Egípcio, como também é chamado, está instalado desde 1900 em um Palácio na Praça Tahrir (é... aquela mesma onde se juntavam as multidões nas recentes revoltas). Gostei muito de começar por lá pois assim pude ter uma visão bem ampla das histórias, da cronologia, dos tesouros... Tem mais de 120.000 itens que contam uma história de mais de 5000 anos. Além de todas as estátuas (Ramsés, Nefertiti...), quadros, papiros e pequenos objetos, o museu é famoso por possuir algumas múmias reais e, principalmente, o Tesouro do Faraó TutankamonMilhares de peças (jóias, objetos pessoais, ornamentos, vasos, esculturas e armas, incluindo a máscara mortuária de ouro maciço) que foram encontradas dentro de sua tumba. 

Esse faraó ficou conhecido porque sua tumba, que está ainda hoje no Vale dos Reis (junto com seu corpo mumificado), foi encontrada INTACTA. Outro motivo que o levou à fama é a "lenda da maldição do Faraó". Durante a escavação da tumba de Tutankamon, muitos trabalhadores morreram inesperadamente. E ainda foi encontrada na parede a inscrição que dizia que morreria aquele que perturbasse o sono eterno do Faraó. MEDO!!! hehehe. Mas depois descobriram que as pessoas que morreram tinham é respirado fungos mortais. 

Infelizmente, achei péssimo o estado do museu. Fiquei até bem triste com isso. Como deixam verdadeiros tesouros da história da humanidade daquele jeito?? Não tinha ar-condicionado (juro que até a múmia estava suando!!!) e tudo estava bem amontoado. Gostei da definição dada pelo site da Revista Viagem & Turismo: "o pior melhor museu do mundo". Bom, mesmo assim, o Museu do Cairo é uma atração e tanto e não há a possibilidade de você ir para o Egito e não conhecê-lo. 


Edifício do Museu do Cairo | foto: arabacademy.com
foto: galleryhip.com
Máscara mortuária de Tutankamon (foto: viajeaqui.abril.com.br) e múmias do museu (foto: noticias.terra.com.br)

Ao conhecer o Museu do Cairo, gostei muito da história da Nefertiti, que foi uma rainha do Antigo Egito, esposa do faraó conhecido como Aquenáton. Seu nome significa "a mais bela chegou", o que fez com que vários pesquisadores achassem que ela era estrangeira. Até comprei na viagem um pingentinho com o "busto" da Nefertiti. Desde que voltei, quase não tiro a "rainha" do meu pescoço :)




- Passeio de barco & almoço no Rio Nilo
Já que tínhamos pouco tempo, já que tínhamos que conhecer o Rio Nilo (óóóbvio!!) e já que tínhamos que almoçar, a melhor coisa foi unir o "útil ao agradável". E acabou sendo agradabilíssimo. Aliás, excelente. Fizemos o passeio-almoço com a The Pharaohs Cruising Restaurants e recomendo. O barco era bonito (todo pomposo) e a comida estava boa. Claro que tinham aquelas apresentações de danças típicas bem turísticas (hehehe), mas as 2h de passeio foram bem legais! :) Também oferecem o mesmo passeio no jantar. 

O Rio Nilo é o segundo maior rio do mundo em extensão, 6.650km (perde apenas para o "nosso" Amazonas). Praticamente a população inteira do país está concentrada às margens do Nilo, pois quase todo o resto é deserto. 


Embarque no Pharaohs Cruising Restaurant 


Enquanto rolavam as apresentações típicas...


foto: thepharaohs.com.eg

- As Pirâmides de Gizé
Enfim chegamos à parte mais esperada da viagem: o cartão postal mais famoso e icônico do mundo. A Necrópole de Gizé (ou de Giza, Guiza ou Guizé) é um sítio arqueológico que fica pertinho do centro de Cairo. É formada pelas 3 Grandes Pirâmides (1. Quéops, 2. Miquerinos e 3. Quéfren), a Grande Esfinge, tumbas, cemitérios, templos, escritórios e museu. 


Mapa do complexo "Necrópole de Gizé" (chamado de Plateau ou Planalto de Gizé)

Se você, assim como eu, imaginava que as pirâmides ficavam na imensidão de um deserto, você está enganado. É inacreditável! Elas ficam a pouquíssimos metros da periferia do Cairo. Tem até apartamento com vista para as pirâmides, acredita?! Hehehe. Bem simples, claro. Pois o bairro é pobre. Um pouco frustrante e interessante ao mesmo tempo. A cidade "engoliu" a necrópole. Mesmo assim, é absolutamente fascinante. Bem-vindo à única das 7 Maravilhas do Mundo Antigo que ainda existe. 


Deserto que nada... Prédio, prédio, pirâmide, prédio...
Vista aérea da Necrópole de Gizé e a cidade logo em frente, encostada | foto: wikipedia

A maior das 3, a Pirâmide de Quéops, foi construída há mais de 4.500 anos (por volta do ano 2550 a.C.) e tem 147m de altura. Foi considerada a construção mais alta do mundo por 38 séculos!!! Mas a Torre Eiffel roubou o título em 1889.  

Você pode comprar seu ingresso na bilheteria (ticket para o "planalto de gizé", permissão para tirar foto e entrada nas pirâmides - tudo vendido separadamente). Mas nunca se sabe qual pirâmide estará aberta para visitação no dia, além de serem entradas limitadas. 

Ao chegar no Planalto de Gizé (a área onde fica tudo isso), saindo do carro/ônibus, você vai ter que lutar contra um verdadeiro exército de vendedores ambulantes. Rsrs. Se tiver interesse em comprar alguma lembrancinha, NEGOCIE BEM! Saia falando que não quer mais. Eles geralmente vão atrás de você para vender pelo preço que você queria. 

Nos arredores das pirâmides também há oferta de passeios (curtinhos) de camelo. É mais uma pose pra foto mas eu gostei de ter feito. Ainda mais pra quem tem curiosidade de subir em um bicho desses! Só não dê sua câmera para algum mocinho ir fotografando (suba você, passeie, enquanto seu acompanhante fotografa e depois troquem de posto - mesmo que tenham que pagar em dobro). Pra pegar a câmera de volta queriam dinheirinho. hehehe.


Em frente a Pirâmide de Quéfren
Eu e minha amiga Rebeca Rachel posando com o camelo e Pirâmide de Quéops no fundo :)




Grande Esfinge de Gizé é uma estátua composta pelo corpo de um leão e uma cabeça humana. Tem 57m de comprimento, 6m de largura e 20m de altura, sendo a maior estátua esculpida em um bloco de pedra (apesar de parecer nanica se comparada a Grande Pirâmide). Foi construída durante a 4ª dinastia (2723 a.C. - 2563 a.C.). Não se sabe ao certo como a esfinge perdeu seu nariz. Muitos dizem que quem a "desnarigou" foi Napoleão, quando invadiu o Egito em 1798 (mas é só boato, pois existem pinturas muito mais antigas que já mostravam a esfinge sem o nariz). 





Grupo do Contiki (americanos, canadenses, australianos, mexicanos e duas brasileiras)

- Fabricação de Papyrus
Claro que eu queria ver de perto a invenção mais útil do planeta para quem gosta de escrever! Os egípcios inventaram as folhas de papiro (ou papyrus) por volta do ano 2500 a.C., sendo este o precursor do PAPEL. Tente parar em alguma lojinha para assistir ao processo de fabricação. Se quiser, compre um papiro de lembrança. Eu não comprei pois os originais (fabricados com a planta Cyperus Papyrus, que duram milhares de anos) são absurdamente caros. Os falsos são feitos com fibra de bananeira, super frágeis. Melhor ficar com o seu Chamex mesmo! hehehe. 

Demonstração de fabricação de Papyrus

Bom, se resolver não ir, eu filmei quase tudo. rsrs. 
Assista abaixo a demonstração:


- Jantar com vista para as pirâmides
Pra encerrar seu dia no Egito, nada melhor do que um grand finale, né? Marque um jantar para a hora do por do sol e quando começar a escurecer, as pirâmides ficarão iluminadas. Que vista!!! Escolha entre os restaurantes do Hotel Mercure Le Sphinx ou do Hotel Le Méridien Pyramids

Jantar no Mercure Cairo Le Sphinx Hotel | foto: mercure.com

Onde se hospedar
Pra quem quiser ficar mais tempo no Cairo, tenho algumas sugestões de hotéis:

1) Nas margens do Rio Nilo, pra ficar bem localizado, perto de tudo: 



- Conrad Cairo
Hotel mega luxuoso com diárias a partir de 129 dólares (olha só como os preços estão ótimos por lá!).

Piscina do Hotel Conrad Cairo | foto: visaluxuryhotelcollection.com
Quarto do Hotel Conrad Cairo | foto: visaluxuryhotelcollection.com

A maioria dos hotéis de grandes redes ficam nas margens do Nilo. São dezenas de ótimas opções. Além do Conrad, você pode escolher entre: Novotel, Sofitel, Marriott, Hilton, Intercontinental etc. Todos com diárias muito acessíveis. 

2) Próximo às Pirâmides de Gizé, para ter uma super vista:

- Le Méridien Pyramids Hotel & Spa
Cada foto que vi desse hotel me deixou LOUCA de vontade de me hospedar lá. Que vista da piscina é essa?! Me sentiria a Cleópatra acordando e vendo da janela as pirâmides. 


Le Méridien Pyramids Hotel & Spa | foto: revistacasaejardim.globo.com
Que visual nessa piscina, heim?! | foto: revistacasaejardim.globo.com

Outra ótima opção nesta localidade é o Mercure Cairo Le Sphinx Hotel, com diárias a partir de 50 dólares. 

Agências, guias e taxis
Recomendo fortemente que você faça os passeios no Egito com uma agência de turismo. Será mais fácil, mais tranquilo e mais seguro. A Hola Egypt Tours oferece roteiros de 1 dia ou de vários (você também pode customizar). No Viator também há várias opções de tours legais. Outra coisa que você pode fazer, caso esteja hospedado no país por mais dias, é combinar com seu hotel para te buscar no aeroporto e ter um taxi de confiança a sua disposição durante todo o dia. Não é impossível ir "por conta", mas requer muito mais cuidado do que o normal. 

Crise no Egito
Desde a Primavera Árabe em 2011, que tomou as ruas de protestos (muitos deles, violentos), resultando na renúncia do presidente/ditador Hosni Mubarak, em um golpe militar e em novas eleições presidenciais, o turismo no Egito mudou muito. É normal que as pessoas estejam com medo de ir pra lá, e por isso o país perdeu milhões de turistas. Você deve estar pensando: "por que esse post então se não posso ir?". Justamente o contrário! Vá logo! Porque os preços para ir pra lá nunca estiveram tão baixos (tem até pacote da CVC "Brasileiros no Egito"). Hotéis, comida, passagens, passeios... Tudo muito mais acessível e sem filas. E a situação, especificamente no Egito, como vocês devem reparar pelas notícias, já está muito mais calma. 

***
Gostou do Egito? Deu pra ficar com vontade de ir e aproveitar a baixa dos preços?? Saiba que o Cairo é apenas uma pequena partezinha de tudo o que esse país oferece. Você ainda pode, além de conhecer melhor e com mais tempo a capital (faltou conhecer a Mesquita de Mohamed Ali, a Citadela, o mercado Kahn el Khalili...), se hospedar em um lindo resort no Mar Vermelho (considerado um dos lugares mais lindos do mundo para mergulhar), fazer um cruzeiro de vários dias pelo Rio Nilo e ainda dormir no deserto. Super viagem, heim? 

Se precisar de ajuda para montar seu roteiro, pode contar comigo :) 
Não se esqueçam de que no Egito é melhor ir com TUDO pronto e planejado. 
Obrigada pela companhia em mais uma viagem!

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/EGITO (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

Um beijo,
LALA REBELO
(siga o Instagram do Blog: @lalarebelo_travelblog)

5 comentários:

  1. Nossa, parece ter sido bem legal né? As imagens ficaram todas perfeitas! Amei o post.

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Foi demais!!! O Egito é lindo, surreal!!! Parece que está dentro do filme A Múmia hehehe. Que bom que gostou! Obrigada! Beijos, Lala

    ResponderExcluir
  3. o egito é de uma riqueza enorme no sentido histórico, né? fiquei impressionada como o luxo do hotel contrasta com as pirâmides, em sentido de modernidade e conforto.

    deve ser uma viagem deliciosa

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! E muuuuita história, milhares de anos! Demias!!!! Obrigada!
      Beijos,
      Lala Rebelo

      Excluir
  4. Laaaaaaaaaah
    Você sabe que o Egito é um dos lugares que eu mais quero conhecer, né?
    A cultura de lá é algo impressionante e eu adoro saber cada vez mais de lá.
    Queria muito fazer esse seu cruzeiro, pena que não tem mais. :(
    Muita gente fala do contraste pobreza/riqueza, mas quero ir com certeza.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões! :)